sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Avaliação de Matemática - Porcentagem





Retirada do blog: http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Interpretação de texto - 5º ano


Tema: O bicho

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947





1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) (     ) alegrou-se com a cena.                   
b) (     ) ficou indiferente.
c) (     ) solucionou um problema social.
d) (     ) fiou chocado com o espetáculo.

2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) (     ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                             
b) (     ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) (     ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (     ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (     ) prazer.
b) (     ) admiração.
c) (     ) pena.
d) (     ) desprezo.

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                
b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal.

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) (     ) a própria fome.
b) (     ) a imundice do pátio.
c) (     ) o cheiro da comida.
d) (     ) a amizade pelo cão.

6. O assunto do texto é:
a) (     ) a imundice de um pátio.
b) (     ) um bicho faminto.
c) (     ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) (     ) a triste situação de um homem.

7. Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”

8. Este poema serve para:
a) (     ) distrair.
b) (     ) informar sobre um acontecimento.
c) (     ) partilhar um sentimento.
d) (     ) informar sobre a vida de um homem.

9. Esse texto apresenta:
a) (     ) fato.
b) (     ) opinião.
c) (     ) descrição.


Gabarito esta abaixo:




GABARITO:

1 - D
2 - A
3 - C
4 - C
5 - A
6 - D
7 - Vi
8 - C
9 - A

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Avaliação de Português - Textos e interpretações


1) Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.
                 Quem  tem  medo  de  aranha?

 A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas  não  é uma  aranha  magrinha.Em  geral , só  temos  medo  daquelas aranhas  enormes  e  bem  peludas. Sorte  das  pequenas  e  azar nosso. Muito  usadas  nos  filmes de  terror , as  aranhas  peludas , como  a  caranguejeira  ,  e  o  escorpião  ganharam  fama  de maus.Pois  saiba  que   as  aranhas  mais  venenosas  e  cuja picada  pode  trazer  problemas  para  você  são  as  pequenas. E  o escorpião  ,  ao  contrário do  que  se  divulga  , só  ataca  quando  é machucado__ um  pisão  , por  exemplo.
 A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente , capaz  de  fazer mal  ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais  tóxico que  o  da  aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e  inchaço. O soro  contra  a  picada  do  escorpião  é  o  antiescorpiônico  ou antiaracnídeo.

                     Revista  Zá
Caranguejeira  é  um  tipo  de  :
a)(   )  escorpião
b)(   ) caranguejo
c)(   )  aranha
d)(   ) soro

Leia:”O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que  o  da  aranha. Sua picada  causa muita  dor  e  inchaço.”  A  palavra  “sua”  refere-se:
a)(   ) ao  escorpião
b)(   ) ao  veneno
c)(   ) à  aranha
d)(   ) ao  tóxico

O  objetivo  do  texto  é  informar  sobre:
a)(    ) como  cuidar de  aranhas  e  escorpiões.
b)(   ) o  veneno  das  aranhas  e  dos  escorpiões.
c)(   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror.
d)(   ) como  vivem  as  aranhas  e  os  escorpiões.

2)Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.

                       DE  PECINHA   EM  PECINHA

     Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um  desenho em  papel.Depois , passam  a  figura  para  a  superfície  onde  vão colar  as  pecinhas  que  definirão  o  trabalho.Elas  podem  ser grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças , eles vão  cortando  vidro  ou cerâmica  com  ferramentas  apropriadas , que  lembram  um alicate.É  possível  usar  pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares  e  até redondos  , dependendo  do  efeito que  o  artista quer  dar  ao  seu  trabalho.
          Revista  Recreio

O  título  do  texto  pode  ser:
a)(   )  Como  criar  mosaicos
b)(   ) A  vida  dos  artistas.
c)(    ) Ferramentas  importantes.
d)(   ) Desenhos  em  papel.

Este  texto  serve  para:
a)(   ) contar  como  é  a  vida  dos  artistas.
b)(   ) ensinar  a  recortar  tirinhas  de  papel.
c)(   ) explicar  como  de  constrói  um  mosaico.
d)(   ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.

Leia a  frase:”Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou outro  material  qualquer”. Nesta  frase  , a  palavra  “elas” se   refere  às:
a)(   )  pecinhas
b)(   ) artistas
c)(   ) ferramentas
d)(   ) pinturas

3)Leia  o  texto  e responda  às  questões.

. Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando  há  re  lâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou  de antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças  , parques , campos  de  futebol etc.
.Se  a  pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é  melhor perder  a  pipa  do  que  a  vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos  e  bicicletas: a  linha pode  ser  perigosa para  elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as  pessoas  com elas,  e  inclusive  você  mesmo.
. Não  empine  pipas  sobre  lajes  e  telhados , pois  uma  queda poderá  ser  fatal.

Qual  é  o  melhor  título  para  o  texto  que  você  leu?
a)(   ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.
b)(   ) Como  usar  o  vento  para  empinar  pipas.
c)(   ) Roupas  e  equipamentos  para  soltar  pipas.
d)(   ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.

Luvas  devem  ser  usadas  para:
a)(   ) enroscar  as  linhas  metálicas
b)(   ) proteger  as  mãos  de  queimaduras
c)(   ) segurar  os  fios  telefônicos  e  elétricos
d)(   ) desenroscar  a  pipa  dos  fios  elétricos

A  linha  pode  ser  perigosa  para  motos  e  bicicletas  por   que:
a)(   ) as  crianças  são  muito  distraídas.
b)(   ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
c)(   ) pode  causar  algum  acidente  grave.
d)(   ) pode  ficar  molhada  com  a  chuva.

O  texto  que  você  leu  serve  para:
a)(   ) contar  uma  história
b)(   ) vender  brinquedos
c)(   ) divertir  as  pessoas
d)(   ) orientar  as  pessoas

4)Leia  o  texto  abaixo:

  PORQUE  O  GALO  CANTA  AO  AMANHECER?

  O  galo  é  um  verdadeiro  despertador. Ao  nascer  do  dia , ele canta  bem  alto  para  avisar  ao  galinheiro  que  continua  vivo  e no  comando. O  cocoricó  tem a  função  de  assustar  qualquer desafiante. É  o  jeito  que ele  encontrou  para  controlar  seu território. Geralmente, o  galinheiro  tem  um  único  galo , pois  só um  sobreviveria  à  disputa  pela  liderança.
      Marcelo  Duarte

De  acordo  com  o  texto  ,  o  galo  canta  ao  amanhecer:
a)(   ) para  acordar  quem  não  tem  despertador.
b)(   ) porque  só  há  um  galo  em  cada  galinheiro
c)(   ) para  manter  seu  poder  no  galinheiro
d)(   ) porque  precisa  avisar  que  o  dia  nasceu.

Cassiana Carla Marçal